domingo, 17 de abril de 2016

Ata aula 06/04/16

A aula deste dia nos mostrou direcionamentos valiosos para a elaboração e procedimentos das entrevistas que serão feitas com os envolvidos nos processos que estamos analisando.

Pontos importantes a serem considerados durante uma entrevista:

  •          Fazer o roteiro de perguntas em grupo e de forma didática.

  •          Instruir-se para a entrevista(ler e estudar o tema, o diretor, o texto, o processo criativo) para adquirir propriedade no momento de perguntar. Dessa forma se demonstra respeito pelo trabalho, concedendo credibilidade.

  •          Aproximar o entrevistado deixando-o confortável. Num primeiro momento a entrevista é fria e distante. Cabe ao entrevistador com sua empatia e carisma desarmar o entrevistado para extrair as informações necessárias.

  •          Evitar as armadilhas de uma entrevista:  - Entrevistado monossilábico, prolixo ou fugidio. Para tal, fazer perguntas específicas e que abram para respostas mais completas, direcionando sempre que o entrevistado estiver se excedendo ou fugindo.

  •          Realizar várias entrevistas com o diretor e também com o elenco. Dessa forma obtêm-se várias visões sobre o mesmo processo e desvenda-se possíveis conflitos e tensões e o que elas acarretam no caminhar do trabalho. Há de se considerar sempre o valor humano, e logo limitado, de todo processo.

  •          Pode-se fazer o registro audiovisual(gravação) e textual(transcrição) para maior absorção das informações e do mapeamento criativo, e a fim de evitar a perda de material por falta de formalização de registro.

  •          Elaborar o roteiro levando em consideração a dicotomia entre perguntas objetivas X subjetivas e qualitativas X quantitativas.

  •          A entrevista é um acontecimento. Cabe ao entrevistador perceber os momentos realmente valiosos e espontâneos e absorve-los por completo. Enxergar a empatia em meio a uma conversa nem sempre confortável que é uma entrevista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário