UNIVERSIDADE
DE BRASÍLIA
INSTITUTO
DE ARTES
DEPARTAMENTO
DE ARTES CÊNICAS
BACHARELADO
FD -
Formulário de Diplomação
Solicitação
De Orientador Na Monografia
Nome/Matrícula
Amanda
Moraes Ferreira
13/0100421
Título Provisório
Ritos
e Espiritualidade Para Preparação De Ator
Introdução
Acredito
que a espiritualidade e o teatro são inevitavelmente ligados pelas suas
intenções. O teatro, dentro da sua identidade de expressão artística, tem como
papel filosófico questionar de onde viemos e para onde vamos. Da mesma forma a
espiritualidade nada mais é do que a consciência do ser humano que vai em busca
de saber o significado da vida. Partindo dessas afirmações, pretendo, por meio
da união do treinamento teatral e desenvolvimento espiritual, documentar uma
reflexão sobre como um interfere no outro. Sem desconsiderar a amplitude do
universo espiritual, também pretendo pesquisar a influência do subjetivo (como
orixás e entidades) e da religião individual dos alunos na busca de aprofundar ainda
mais na análise das influências energéticas/espirituais no processo criativo.
Objetivo
Nesse
parâmetro, interceptando as intenções do teatro e da espiritualidade, quero
conectar os dois conscientemente concluindo em uma amplificação sensorial e
ritualística da experiência teatral. Acredito que o desenvolvimento da
percepção pessoal subjetiva pode gerar atores muito mais preparados para a
criação teatral e para manipulações energéticas em cena. Nessa pesquisa
pretendo confirmar essas especulações. Quero esmiuçar o potencial da
consciência espiritual, perceptiva, sutil e energética dos atores no processo criativo
da diplomação.
Justificativa
O projeto surgiu de uma
pesquisa pessoal sobre religiões antigas e espiritualidade. Com esse trabalho,
relacionando o ator, o processo criativo e a manipulação energética/espiritual,
pretendo concluir a pesquisa sobre o
quanto vale a pena o investimento na espiritualização e percepção sutil do
ator.
Metodologia
Pretendo observar o grupo
de diplomação por meio de filmagens, gravações de áudios de depoimentos dos
atores envolvidos, diário de bordo e levantamento bibliográfico. Já está
confirmado com o grupo de diplomação e a orientadora de montagem, Rita de
Almeida Castro, que faremos em todos os ensaios uma hora de medição em grupo e
ioga antes de começar o ensaio. A professora Rita tem várias pesquisas sobre os
efeitos da espiritualidade no teatro e com certeza esses fatores colaborarão
muito para minha pesquisa.
Referências
PRANDI, J. Reginaldo. A
mitologia dos Orixás. Companhia das Letras, 2001.
COEN, Monja. A Arte
Cavalheiresca do Arqueiro Zen. São Paulo. Editora Pensamente, 1984.
SIVANANDA, Swami. O Poder do
Pensamento pela Ioga. São Paulo. Editora Pensamento, 1978.
COOPER, J. C.. Yin e Yang: A
Harmonia Taoísta do Oposto. São Paulo. Martins Fontes, 1999.
CASTRO, Rita de Almeida. Ser
em cena Flor ao vento. Brasília. EDU - UNB, 2012.
BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1999.
GROTOWSKI, Jersy; FLASZEN,
Ludwik. O Teatro Laboratório de Jersy Grotowski –1959- 1969. São Paulo:
Perspectiva, SESC; Pontedera, IT: Fondazione Teatro, 2007.
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Martins Editora,
2006.
Possíveis Orientadores:
Luciana Hartmann
Marcus Mota
Jorge Graça Veloso
Texto mais claro e organizado. Há ainda o uso meio confuso de algumas expressões mais abstratas, como "Nesse parâmetro, interceptando as intenções do teatro e da espiritualidade, " que vêm lado a lado com expressões mais coloquiais como "o quanto vale a pena".
ResponderExcluirSObre pesquisar, a gente não precisa pesquisar para confirmar, como "Nessa pesquisa pretendo confirmar essas especulações." A pesquisa pode ampliar as tensões e outras coisas mais.