terça-feira, 5 de julho de 2016

Meu FD

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS
BACHARELADO

FD - Formulário de Diplomação
Solicitação De Orientador Na Monografia

Nome/Matrícula
Amanda Moraes Ferreira
13/0100421
Título Provisório
Ritos e Espiritualidade Para Preparação De Ator
Introdução
Acredito que a espiritualidade e o teatro são inevitavelmente ligados pelas suas intenções. O teatro, dentro da sua identidade de expressão artística, tem como papel filosófico questionar de onde viemos e para onde vamos. Da mesma forma a espiritualidade nada mais é do que a consciência do ser humano que vai em busca de saber o significado da vida. Partindo dessas afirmações, pretendo, por meio da união do treinamento teatral e desenvolvimento espiritual, documentar uma reflexão sobre como um interfere no outro. Sem desconsiderar a amplitude do universo espiritual, também pretendo pesquisar a influência do subjetivo (como orixás e entidades) e da religião individual dos alunos na busca de aprofundar ainda mais na análise das influências energéticas/espirituais no processo criativo.
Objetivo
Nesse parâmetro, interceptando as intenções do teatro e da espiritualidade, quero conectar os dois conscientemente concluindo em uma amplificação sensorial e ritualística da experiência teatral. Acredito que o desenvolvimento da percepção pessoal subjetiva pode gerar atores muito mais preparados para a criação teatral e para manipulações energéticas em cena. Nessa pesquisa pretendo confirmar essas especulações. Quero esmiuçar o potencial da consciência espiritual, perceptiva, sutil e energética dos atores no processo criativo da diplomação.
Justificativa
O projeto surgiu de uma pesquisa pessoal sobre religiões antigas e espiritualidade. Com esse trabalho, relacionando o ator, o processo criativo e a manipulação energética/espiritual, pretendo concluir a  pesquisa sobre o quanto vale a pena o investimento na espiritualização e percepção sutil do ator.
Metodologia
Pretendo observar o grupo de diplomação por meio de filmagens, gravações de áudios de depoimentos dos atores envolvidos, diário de bordo e levantamento bibliográfico. Já está confirmado com o grupo de diplomação e a orientadora de montagem, Rita de Almeida Castro, que faremos em todos os ensaios uma hora de medição em grupo e ioga antes de começar o ensaio. A professora Rita tem várias pesquisas sobre os efeitos da espiritualidade no teatro e com certeza esses fatores colaborarão muito para minha pesquisa.
Referências
PRANDI, J. Reginaldo. A mitologia dos Orixás. Companhia das Letras, 2001.
COEN, Monja. A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen. São Paulo. Editora Pensamente, 1984.
SIVANANDA, Swami. O Poder do Pensamento pela Ioga. São Paulo. Editora Pensamento, 1978.
COOPER, J. C.. Yin e Yang: A Harmonia Taoísta do Oposto. São Paulo. Martins Fontes, 1999.
CASTRO, Rita de Almeida. Ser em cena Flor ao vento. Brasília. EDU - UNB, 2012.
BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
GROTOWSKI, Jersy; FLASZEN, Ludwik. O Teatro Laboratório de Jersy Grotowski –1959- 1969. São Paulo: Perspectiva, SESC; Pontedera, IT: Fondazione Teatro, 2007.
 ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Martins Editora, 2006.

Possíveis Orientadores:

Luciana Hartmann

Marcus Mota

Jorge Graça Veloso



Um comentário:

  1. Texto mais claro e organizado. Há ainda o uso meio confuso de algumas expressões mais abstratas, como "Nesse parâmetro, interceptando as intenções do teatro e da espiritualidade, " que vêm lado a lado com expressões mais coloquiais como "o quanto vale a pena".
    SObre pesquisar, a gente não precisa pesquisar para confirmar, como "Nessa pesquisa pretendo confirmar essas especulações." A pesquisa pode ampliar as tensões e outras coisas mais.

    ResponderExcluir