O teatro chegou no auge com o modelo da ópera no século XIX.
- o centro da experiência é a imagem cantada.
No século XIX, as pessoas saíam de casa para ir assistir estes espetáculos. Com o início do século XX e a aparição de novas mídias que chegavam até a casa do espectador, as pessoas perderam esse interesse em ver aquilo ao vivo.
Hoje nós podemos ouvir e até mesmo ver, através de hologramas, artistas que já morreram e isso não era possível antigamente.
No século XX rompemos o que as pessoas viam como espetáculo teatral musical nas óperas do século XIX.
Se você vai trabalhar com canções, é importante ter consciência da canção em relação à disposição das cenas.
- Canções de início da cena: o personagem entra em cena e canta a história dele, ou um prólogo onde vai ser apresentado as questões que serão discutidas ao decorrer do espetáculo.
- Canções de fim da cena: suspendem o que está acontecendo.
- Canção de apresentação de personagem: pode ser cantada por um ou mais personagens.
- Canção e contracenação: são diálogos cantados, também chamados de duetos (duos).
- Canções prospectivas: você interrompe a ação pra cantar o que vai acontecer.
- Canções parabólicas: interrompem o espetáculo e puxam a energia para o espetáculo.
- Desintegração de canções/Canções interrompidas/Canções diluídas: você começa a canção, interrompe e vai fazer uma outra ação e em seguida volta pra essa mesma canção. Você pode ter apenas uma canção no espetáculo, que é interrompida por diversas ações em vários momentos, mas sempre volta pra essa canção.
- Oposição articulatória: tem gente que tá cantando e tem gente que tá falando. Então uns cantam e outros nunca cantam.
- Cantar junto/Uníssono/Cantar em vozees: canta todo mundo junto podendo também dividir vozes masculinas cantando em um tom e vozes femininas em outro tom.
Gente cantando a mesma coisa, ao mesmo tempo é ORGANIZAÇÃO.
Gente cantando diferentes coisas, ao mesmo tempo é DESORGANIZAÇÃO.
Frases reflexivas de Marcus Mota:
"Tirar a ideia de que canção é canção lírica."
"Você pode fazer as piores coisas em cena, cantando."
"A imagem visual é quadrática, mas o som é ressonância."
"Toda vez que você interrompe a continuidade do espetáculo, você enfatiza a continuidade."
Interromper é ENFATIZAR
Interromper é RELIGAR
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