sábado, 28 de maio de 2016

Mapeamento de decisões criativas

Como as anotações/observações seguem uma linha de tempo, podemos acompanhar as mudanças, as alterações em um processo criativo. Afinal, observar é estar atento às mudanças, compreendê-las em seu contexto, fazer conexões entre elas.
E essas mudanças podem vir de diversas fontes.
COmo exemplo temos:


MAPEAMENTO PROCESSO CRIATIVO X EVENTOS X TEMPO

Peça com dez atores

SEMANAS
1
2
3
4
5
6
7
8
Figurino
Neutro
Homens de branco, mulheres de preto
Mulheres de branco, homens de Preto
Todos de Branco
Neutro
Multiplas cores
Múltiplas cores
Todos de Vervelho
Objetos de Cena
Sem objetos
Sem objetos
Uma cadeira ao centro
Um cadeira ao cento. Cada ator porta um cabo de vassoura
Duas cadeiras ao centro.
A cada dois atores, um cabo de vassoura
Cinco cadeiras, formando um semi-círculo.
A cada dois atores, um cabo de vassoura
Cinco cadeiras, formando um semi-círculo.

Cinco cadeiras, formando um semi-círculo.

A partir do esquema acima, podemos observar decisões em relação a dois tipos de eventos de caracterização: no figurino, e nos objetos de Cena. Ou seja, foram transpostos para a tabela observações concretas dos ensaios.
O que temos agora? a possibilidade de seguir com cada eixo vertical isolado, ou de comparar os eixos verticais.
Por exemplo? podemos ver que tivemos diversas mudanças nos figurino durante as 8 semanas de ensaio. O processo começou sem foco no figurino, depois houve um experimento entre a semana 2 e 3, com inversão da paleta de cores, que acabou na semana 4. Após um intervalo de não mais se preocupar com este tema, na semana 5, optou-se por cores mais vivas, o que acabou por ser o foco do fim desse processo criativo.
O eixo dos objetos de cena começa também sem foco, até que o jogo entre cadeiras e cabos de vassouras vai sendo testado, até que há uma estabilidade a partir da semana 7.
Do ponto de vista de encontrar paralelismo entre um eixo e outro vemos que na maioria das vezes há uma assimetria: embora, não haja muita definição na semana 1, enquanto que o eixo objetos de cena opera de uma maneira mais linear por adições e supressões, o eixo figurino age mais por saltos, por mudanças que não se baseiam tanto em decisões prévias.

Todas essas conclusões corroboram para tornar mais inteligível o processo, e precisam se referir a outras deciões.



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