domingo, 15 de maio de 2016

Aula do dia 25/04

  •  Retórica – formas de argumentação.
  • Necessidades do discurso: propor uma tese e desenvolve-la, com argumentos.
  • Na antiguidade aristotélica a Retórica era uma prática de argumentação em público, enquanto arte de elaborar.
  • O discurso vinha enquanto construção de conhecimento nas primeiras escolas da época, porém só frequentava a escola a elite.
  • Esses conhecimentos e forma de discurso, enquanto verdades, caem em desuso com o desenvolvimento das ciências, conhecimentos elaborados.
  • Atualmente a retórica está presente na política, na religião e na propaganda, lugares onde ainda se tem por traz o pensamento de uma verdade absoluta.
  • Nos textos acadêmicos se fala na “nova retórica” que é o desenvolvimento do discurso enquanto pensamento científico. Discurso: Agilizar e instigar o raciocínio, desenvolver uma ideia.
  • Atenção a dualidades e polarizações, dicotomias; diminuir os adjetivos.
  • Todo pensamento antitético gera contradições.
  • Todo pensamento dual vai gerar uma polarização.
  • Traduções visuais são muito enriquecedoras nos textos (gráficos, tabelas, escalas, desenhos...)
  • Nas observações:
1-    Selecionar um objeto dentro da observação
2-    Observar até 3 processos dentro do objeto
3-    Selecionar 1 ou mais processos

4-    Cruzamento de dados

Nenhum comentário:

Postar um comentário