UNIVERSIDADE
DE BRASÍLIA
INSTITUTO
DE ARTES
DEPARTAMENTO
DE ARTES CÊNICAS
BACHARELADO
FD –
Formulário de Diplomação
Solicitação
De Orientador Na Diplomação
Nome Matrícula
Gabriela Lopes
Vieira
13/0111864
Título Provisório:
Do palco à câmera: O registro teatral.
Introdução:
Desde a minha entrada no Departamento de Artes Cênicas sempre me interessei pela
linguagem audiovisual e principalmente pela sutileza presente na micro atuação que a câmera é capaz de ampliar. A câmera que determina o foco da cena
e o ator portanto, se modifica com a presença dessa. No teatro o tempo de cena é determinado pelo ator, pelo ritmo da peça enquanto no vídeo, esse tempo é
determinado pela edição.
Objetivos:
Trabalhar com a experiência da produção fílmica dentro do processo criativo e do espetáculo em si, para que cada vez mais o ator se familiarize com a atuação para câmera e com a utilização de outras mídias. Sugerir uma diplomação documentada vigente a real necessidade atual de se ter um registro audiovisual tanto para seleção de projetos, fundos de apoio, festivais como para portfólios , o que visa cada vez mais a profissionalização do ator por meio da apropriação de indumentária técnica e da primeira experiência.
Trabalhar com a experiência da produção fílmica dentro do processo criativo e do espetáculo em si, para que cada vez mais o ator se familiarize com a atuação para câmera e com a utilização de outras mídias. Sugerir uma diplomação documentada vigente a real necessidade atual de se ter um registro audiovisual tanto para seleção de projetos, fundos de apoio, festivais como para portfólios , o que visa cada vez mais a profissionalização do ator por meio da apropriação de indumentária técnica e da primeira experiência.
Justificativa:
Atualmente o teatro tem trabalhado com dramaturgias
que abrangem diversas mídias, permeando de maneira interdisciplinar por outras artes, como
as plásticas, as musicais inclusive com a fílmica, possibilitando a rica troca
de elementos e a criação de peças com instalações visuais, musicais,
peça-festa, e até mesmo transição simultânea de peça e filme observado nos
trabalhos da diretora Cristiane Jatahy.
Metodologia/Estratégias/Práticas
A metodologia utilizada
será a de auto observação
por meio de filmagens do processo criativo e da apresentação da diplomação, além da análise de vídeo.
Principais Referências:
Adler, Stella. A técnica de representação
teatral. Rio de Janeiro:
Civilização brasileira, 2002.
Grotowski, J. Teatro Laboratório de
Jerzy Grotowski. São Paulo: Editora Perspectiva, 1969.
Lumet, Sidney. Fazendo Filmes. Rio de Janeiro: Rocco,
1995.
Xavier, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Xavier, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Possíveis Orientadores
1. Luciana Hartmann
2. Roberta Matsumoto
3. Marcus Mota
Frases que poderiam ser desmembradas em outras frases: " Sugerir uma diplomação documentada vigente a real necessidade atual de se ter um registro audiovisual tanto para seleção de projetos, fundos de apoio, festivais como para portfólios , o que visa cada vez mais a profissionalização do ator por meio da apropriação de indumentária técnica e da primeira experiência.
ResponderExcluirReleia o seu texto em justificativas e objetivos. Eles possuem construções longas , conjuntos de frases que poderiam ser divididos de melhor forma: "Atualmente o teatro tem trabalhado com dramaturgias que abrangem diversas mídias, permeando de maneira interdisciplinar por outras artes, como as plásticas, as musicais inclusive com a fílmica, possibilitando a rica troca de elementos e a criação de peças com instalações visuais, musicais, peça-festa, e até mesmo transição simultânea de peça e filme observado nos trabalhos da diretora Cristiane Jatahy." Da maiúscula ao ponto final, um parágrafo inteiro!!!