Universidade
de Brasília
Instituto
de artes
Departamento
de artes cênicas
Licenciatura
e bacharelado
FD
– Formulário de Diplomação
Solicitação
de orientador na diplomação
Aluna:
Isabella de Andrade Vieira
Matrícula:
12/0121069
Título
provisório:
Encantos pela palavra - A
construção dramatúrgica e as possíveis conexões entre literatura e teatro
Introdução
A dramaturgia contemporânea abriga conceitos
e possibilidades cada vez mais amplos, tirando a supremacia do texto –
encontrada em outros tempos da criação teatral – e trazendo novas definições,
como: dramaturgia da luz, dramaturgia do ator, dramaturgia do corpo, dramaturgia
do movimento, dramaturgia coletiva, dramaturgia colaborativa, entre outros.
Neste trabalho, escolhi como foco a dramaturgia que se desenvolve a partir do
texto e com base na criação escrita. Neste ponto, procuro ampliar as
possibilidades e encontrar as conexões entre o texto literário e sua adaptação
teatral. Teatro e Literatura caminham
sempre muito próximos, principalmente quando a ponte é o texto. Teatro é
literatura, pode-se dizer, literatura dramática. Em papel, o texto teatral estaria ainda grávido de um espetáculo cênico,
por isso considerado um intermediário que se completa no palco - ou no
imaginário do leitor.
As novas possibilidades de produção para o
teatro levam atores, autores, bailarinos, diretores e outros profissionais do meio artístico a repensarem suas certezas e ampliarem o seu vocabulário criativo. A dramaturgia
a partir do texto e com foco no universo literário é mais uma delas. No cenário atual, é preciso que autores e escritores
que têm por objetivo a escrita para a encenação teatral, tenham em mente a
descentralização do texto e as novas formas de criação de cenas e diálogos para
o palco. Ainda que o texto não tenha a supremacia dos séculos passados, é possível
que apareça como importante eixo de criação e orientação para atores. É perceptível,
atualmente, que a chegada e ascensão de um novo determinado estilo de criação,
desenvolvimento e criação de espetáculos, não precisa inutilizar ou diminuir a
utilização de outras plataformas criativas.
Objetivos
Pretendo,
com o presente trabalho, ampliar meus estudos acerca das relações entre
dramaturgia e literatura, além de me colocar em um importante espaço de
pesquisa atual, que é o da dramaturgia. Acredito ainda que o aprofundamento do
tema poderá ampliar as minhas ferramentas para desenvolver trabalhos práticos e
projetos que envolvam os campos de pesquisa citados.
É possível perceber que o conceito de
dramaturgia se expandiu e é preciso se empenhar no estudo de toda a prática
teatral para entender suas possibilidades. O encanto pela palavra me aproximou do
que pode ser chamado de dramaturgia do texto, ou dramaturgia do autor, ainda
que sem pensar em sua soberania sobre outros aspectos e elementos do
espetáculo. O texto literário e dramático podem encontrar semelhanças na
presença de enredo, personagens, clímax e narrativa. O que muda é o suporte e
plataforma em que o leitor ou espectador terá acesso às imagens e ambientação
da história contada e, pretendo, com esta pesquisa, entender cada vez mais as
possibilidades de cada plataforma. Ao adaptar textos e estruturas literárias,
pensadas para o leitor e não para o espectador, é preciso deixar claro de que
maneira as imagens escritas serão levadas para o palco.
Vale lembrar que nenhum destes
estilos: narrativo, literário, épico, poético ou dramático, é superior ou
inferior ao outro. Todos são responsáveis por contar histórias e trazer à tona
fatos, imagens, personagens, experiências e reflexões, o que muda são os meios
utilizados e as características para dar vida a cada um. A junção dos gêneros,
utilizando o teatro para dar vida a textos mais literários ou utilizando a
leitura para aqueles teatrais, é sempre bem-vinda e capaz de produzir criações
ricas, dinâmicas e diversas, utilizando-se das palavras, gestos, ações e
pensamentos criados pelo autor.
Entre as perguntas levantadas durante a
comparação destes dois universos interligados estão: Como a palavra pode se
transformar em imagem? De que maneira o texto é transformado em ação? Como
criar cenários, figurinos e ambiente climático a partir do texto descritivo?
Como desenvolver personagens e características físicas a partir do texto narrativo
e descritivo? O que o dramaturgo, ator e encenador podem capturar da criação
feita pelo autor? Como construir textos com possibilidades ricas de leitura e
interpretação para o palco? Pretendo responder estas perguntas ao longo de
minhas pesquisas.
Justificativa
Ao longo do curso de artes cênicas na UnB
pude perceber, e confirmar, que o texto é o elemento que me desperta mais
interesse de estudo na cena teatral. Através da dramaturgia e de textos
dramáticos acredito ser possível unificar e reunir meus diferentes eixos de
estudo e pontos de interesse e trabalho: o teatro, a comunicação e a
literatura. Junto às pesquisas teóricas, tento trazer certas experiências com a
literatura e dificuldades práticas confrontadas em relação ao texto
dramatúrgico ao longo do curso. Sendo assim, os temas são, para mim, de extrema
importância.
Ao tentar construir o meu primeiro
texto para teatro pude notar, depois dos questionamentos já citados acima, que
minha escrita era ainda excessivamente literária, com fraseado em ritmo poético
e grande quantidade de texto, tornando difícil a criação de ações para o palco.
Iniciei então um processo de busca por criação de diálogos, cortes de textos,
improvisações de cena e de atores e mistura de elementos que pudessem
enriquecer o uso da palavra, para que esta pudesse continuar a ser de extrema
importância na criação do espetáculo, no entanto, sem ofuscar os outros
elementos cênicos primordiais.
Em contrapartida ao texto
literário, percebo (ainda norteada por minhas práticas, observações e experimentos
pessoais) que a escrita dramática pede que as ideias, características e enredos
sejam apresentados de maneira mais sintética através dos diálogos. A diminuição
textual é substituída pela presença dos elementos cênicos como luz, cenário,
ações, coreografias, músicas, figurino, objetos, olhares e movimentos
corporais. Sendo assim, na criação do texto para teatro, é preciso levar em
conta que todos estes elementos podem substituir, enriquecer ou modificar a
presença das palavras. A criação de imagens e de um texto que possa ser
transformado em ações no palco passa a ser a principal busca durante o processo
criativo. Pretendo entender melhor estes caminhos e possibilidades durante o
desenvolvimento deste trabalho.
Metodologia/estratégias/práticas
Pretendo basear minha pesquisa em livros,
teses e artigos que tenham como tema tanto a escrita, quanto a dramaturgia,
literatura, adaptação de livros em peças e a escrita para o teatro. Além da
pesquisa teórica, realizarei entrevistas com nomes conhecidos da dramaturgia
brasiliense e, possivelmente, autores e dramaturgos de outras localidades.
Pretendo ainda entrevistar pesquisadores que estudem o tema, a fim de entender
como enriquecer meus próprios estudos e quais os caminhos possíveis para a
prática textual.
Como ponto de partida dos estudos tomei a
dissertação de mestrado da aluna Laura Alves Moreira, orientada pelo professor
Marcus Mota no programa de pós-graduação em artes da Universidade de Brasília.
O trabalho citado foi publicado em 2012 e tem como tema: Dramaturgias contemporâneas: as
transformações do conceito de dramaturgia e suas implicações. A presente dissertação serviu como base para alguns
questionamentos sobre a dramaturgia contemporânea e suas diferentes e diversas
possibilidades.
Possível trabalho prático
Ao final das pesquisas pretendo
ainda desenvolver um material prático, em suporte online, que possa abrigar a
pesquisa desenvolvida, além de outros materiais da dramaturgia brasiliense. No
site seria possível encontrar vídeos e entrevistas com autores, dramaturgos e
professores da cidade, além de textos e reflexões realizados ao longo da
pesquisa para aprofundar e expandir melhor o presente tema.
Principais referências
CAMPOS SOUTO, Paulo Gustavo. Poesia,
prosa e dramaturgia. 2003.
FILHO PROENÇA, Domício: Literatura
brasileira – ensaios, crônicas, teatro e crítica. São Paulo, Ed. Falcão, 1986.
FLORY VILLIBOR, Alexandre: Literatura
e teatro – encontros e desencontros formais e históricos. Maringá, Revista
JIOP, 2010.
SABARICH, Lola e DINTEL, Felipe: Como
melhorar um texto literário – um manual prático para dominar as técnicas básicas
de narração. São Paulo, Ed. Gutenberg, 2014.
OURIQUE PEREIRA, João Luis: Teatro
e literatura – entre o texto e o espetáculo. Pelotas, Caderno de letras e
comunicação, 2010.
SINISTERRA SANCHIS: Da literatura
ao palco – dramaturgia de textos narrativos. 2016.
VOGLER, Christopher: A jornada do escritor – estruturas míticas para
escritores. Rio de Janeiro, Ed. Aleph, 1998.
POSSÍVEIS ORIENTADORES
1.
Marcus
Mota

ok. normalização bibliográfica:
ResponderExcluirNOME. Obra. Cidade:Editora, data publicação.
MOTA,M. Imaginação e morte. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.{nome da obra em itálico}