UNIVERSIDADE DE
BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES
CÊNICAS
LICENCIATURA E
BACHARELADO
Camila Silva Franco
-13/0141500
Os
Estímulos da Direção Para Potencialização de Trabalho do Ator
INTRODUÇÃO:
Diante das variedades existentes na direção de um processo,
faz-se necessário aprofundar e entender a importância do diretor, quanto
orientador, na construção do trabalho do ator e na estimulação que o mesmo
recebe, tanto externa quanto internamente.
OBJETIVOS:
O diretor como orientador tem papel crucial no
desenvolvimento do processo criativo de seus atores, entendendo que podem
existir particularidades e individualidades e encontrando a melhor maneira de
estimula-los de forma interna e externa. Porém, é importante destacar; até que
ponto o diretor se torna um bom mentor e até onde ele pode ir para que não
iniba o trabalho do ator.
JUSTIFICATIVA:
Destinado a todos os atores que estão em constante transformação,
tanto profissionalmente, quanto academicamente, o estudo dos estímulos causados
pela direção é de extremo valor para uma melhor construção criativa.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS/PRÁTICAS
- Levantamento bibliográfico;
- Entrevistas;
- Analise de processo
criativo;
- Auto-observação.
PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:
BARBA, Eugenio. A Arte
Secreta do Ator. É realizações. 2002.
STANISLAVSKI, Constantin.
A Preparação do Ator. Civilização Brasileira. 2014.
BONFITTO, Matteo. O ator
compositor. Perspectiva. 2003
POSSÍVEIS ORIENTADORES (CINCO EM ORDEM DE PREFERÊNCIA)
1. Léo Sykes
2. Suliam Vieira
3.Nitza Teneblat
4. Simone Reis
ok. A justificativa não está clara. parece uma dedicatória.
ResponderExcluirNas citações, títulos de obras em itálico. E nome da cidade da editora:
MOTA, M. A Dramaturgia Musical de Ésquilo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008. {itálico no título da obra}