segunda-feira, 27 de junho de 2016

Universidade de Brasilia – UNB
Instituto de artes – IDA
Departamento de artes cênicas – CEN
Bacharelado










A Brincante que mora em mim,
registro do despertar.





Natalia Lins Solorzano
: 120162580



Brasília

2016



Introdução

            A preparação corporal do ator é definidora para o seu fazer teatral. Durante a graduação em Interpretação Teatral na Universidade de Brasília se tem a oportunidade de estudar e experimentar diversas formas e técnicas teatrais. Para cada técnica há uma necessidade de um preparo corporal distinto, por vezes complementares, para a atuação.
            Em contraponto, está relação do brincante para o seu fazer teatral, que parte de sua formação social e pessoal aliada a necessidade do brincar. Similar a diversidade de formas das teatralidades estudadas na academia, há a diversidade das brincadeiras populares brasileiras. Para todas uma técnica inventada ou aprendida dos grandes brincantes, os mestres, sempre acompanhada dos valores da comunhão, do compartilhar conhecimento.
            Entendendo o contexto teatral acadêmico e popular há que se perceber a complementariedade das duas formas de expressão para o preparo do corpo. Para melhor ilustrar esse quadro, aqui será apresentado o diálogo entre Teatro de Terreiro e o Teatro estudado na academia.
Teatro de Terreiro, teatro feito no quintal, no terreiro, feito para ser brincado e sambado. O termo ‘Teatro de Terreiro’ foi criado por Mestre Salustiano em Pernambuco para definir a brincadeira Cavalo Marinho. O termo, herdado e apropriado pelo Mestre de Samba Pisado Tico Magalhães, é também a definição da brincadeira brasiliense do grupo Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro, chamada Roda.
           
Objetivo

Geral
Definir os exercícios da preparação corporal e energética no Teatro de Terreiro como complementares a preparação corporal do ator no Teatro acadêmico.

Especifico
·         Descrever os exercícios do Teatro de Terreiro
·         Diferenciar os conceitos de brincantes e ator
·         Demonstrar a utilização e apropriação corporal do Teatro acadêmico e do Teatro de Terreiro

Justificativa
           
            A partir da compreensão da relevância da preparação corporal dentro da academia, é possível buscar outras influências que complementem essa formação. Os exercícios e valores vivenciados no teatro de Terreiro trazem a luz o cuidado e a percepção humana na preparação física do ator. Dessa forma, esse trabalho busca o diálogo do fazer acadêmico e popular enquanto potencial de crescimento artístico compartilhado.

Metodologia

Para melhor embasamento teórico será realizado uma pesquisa bibliográfica a partir de 2010 dos assuntos Cultura Popular e Teatro de Terreiro, utilizando as seguintes palavras chaves: Preparação física, Teatro de Terreiro, Teatro Dança, Performance, Cultura popular.
Também será feito pesquisa videográfica a partir de 2005 dos assuntos preparação corporal, utilizando as seguintes palavras chaves: Cultura popular, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.
Complementando a metodologia, com um registro pontual, serão realizadas 20 entrevistas com brincantes, atores, mestres populares e mestres acadêmicos. Nas entrevistas contarão perguntas relacionadas a preparação corporal e vivência na cultura popular e/ou na academia.


Referencias
DOCUMENTÁRIO resultado da Caravana Seu Estrelo. Retratos de um povo inventado.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Editora Perspectiva, SP, 2013
FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro repetição e transformação. AnnaBlume editora, SP, 2007.
LOBO, Lenora e Cássia Navas. Teatro do movimento um método para o intérprete criador. Editora Ltda, Bras
COLLA, Ana Cristina. Da minha janela vejo...relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no LUME. Editora Hucitec, SP 2005.
MINI DOC. sobre o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.
TINHORÃO, José Ramos. Cultura Popular temas e questões. Editora 34, SP, 2001
LIGIÉRO, Zéca. Corpo a corpo – estudo das performances brasileiras. Garamond. RJ, 2011.


Possíveis Orientadores

Fernando Villar
Luciana Hartman
Roberta Matsumoto
Graça Veloso

Um comentário:

  1. Revisar o texto(colocação pronominal, concordância, crase, etc.): Ex: se tem a oportunidade de estudar e experimentar diversas formas e técnicas ; Para cada técnica há uma necessidade de um preparo corporal distinto, por vezes complementares, para a atuação; Similar a diversidade .

    Argumentação: a oposição entre um teatro na academia e outro no terreiro partiria da hipótese de haver um tipo de teatro na academia e também apenas outro no terreiro. Mas há diversos tipos de teatralidade no ensino universitário. Então é melhor enfocar melhor essa oposição. a relação estaria na forma como esta formação de atores é realizada?
    A metodologia está ok.
    O seu texto precisa de fato de revisão de língua.

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