UNIVERSIDADE DE
BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE
ARTES CÊNICAS
LICENCIATURA E
BACHARELADO
FD – Formulário de Diplomação
SOLICITAÇÃO DE ORIENTADOR NA
DIPLOMAÇÃO
NOME MATRÍCULA
Kamilla Nunes Costa
09/45226
TÍTULO PROVISÓRIO:
O Ator (extra) ordinário e a fantástica lenda da profissão inestimável
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista os inúmeros desdobramentos de função que o Ator tem sido
obrigado a experimentar individualmente para desenvolver e executar de maneira
eficaz um projeto artístico, pretendo analisar a prática cultural de
resistência do Ator (extra) ordinário em função dos aspectos práticos da
materialização cênica, seu impacto social na comunidade envolvida e as
possíveis estratégias para a sustentação econômica deste profissional.
OBJETIVOS:
Gerar material bibliográfico acerca da problemática da produção teatral,
minimizando a carência deste conteúdo teórico específico. Além de questionar o
atual mercado de trabalho disponível ao profissional recém-graduado em Artes
Cênicas pela Universidade de Brasília.
JUSTIFICATIVA:
O Profissional em Artes Cênicas graduado pela Universidade de Brasília
ainda não é orientado de forma eficaz a organizar, preparar, manter e sustentar
economicamente um processo criativo. A demanda por conhecimento específico
sobre as práticas de produção teatral tem sido uma problemática frequente
enfrentada pelos profissionais da área, apesar de sua latente importância.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS/PRÁTICAS
Para tal, realizarei um estudo da prática de gestão exercida durante o
processo desenvolvido pela turma de Diplomação em Artes Cênicas I, ofertada
pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília no segundo
semestre de 2016. Assim como a análise de depoimentos de profissionais do Teatro
Brasiliense acerca do desenvolvimento de sua carreira. Além da investigação dos
possíveis motivos para o êxito com a circulação e continuidade de projetos realizados
em turmas de Diplomação anteriores a este estudo, com base em depoimentos de
profissionais participantes desses projetos.
PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:
CARREIRA, ALAN. Práticas de
Produção Teatral em Santa Catarina: Sobrevivência e Busca de Identidade. Centro
de Artes/UDESC, SC, 2002.
FISCHER, Stela. Processo
Colaborativo e Experiências de Companhias Teatrais Brasileiras. Editora
HUCITEC, São Paulo, 2010.
POSSÍVEIS ORIENTADORES (CINCO EM ORDEM DE
PREFERÊNCIA)
1. Fernando Villar
2. Sônia Paiva
3.
4.
5.
Bom texto. Não há relação entre a introdução e a justificativa.
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