terça-feira, 21 de junho de 2016

Formulário de Diplomação - Brenno Ricciardi



Universidade de Brasília
Instituto de Artes
Departamento de Artes Cênicas
Licenciatura e Bacharelado


FD – Formulário de Diplomação
Solicitação de Orientador na Diplomação
Aluno: Brenno Da Costa Ricciardi
Matrícula: 09/40895


Título provisório:
Sonoridades em trânsito: a Alquimia entre o Teatro e a Música


Introdução:
Teatro e Música são linguagens irmãs, com fronteiras nem sempre aparentes. Aonde começa o teatro? E onde termina a música? São inúmeras as formas de uni-las em prol da criação artística.
Antes de adentrar no universo teatral minha formação é musical. Sempre me interessei pelo diálogo entre essas duas linguagens e como uma é capaz de alimentar a outra. Como uma canção é capaz de gerar uma cena e vice-versa.  
Show de música com elementos cênicos, musicalidade no teatro com instrumentos e a voz, sonoplastia, ambientação sonora, estímulos físicos através dos sons. Essas pontes são o fio condutor deste trabalho.

Objetivos:
            Minha proposta é aprofundar a análise da alquimia entre essas duas linguagens, fazendo um paralelo com minha prática diária acerca delas, proporcionando conhecimento e ferramentas valiosas para o prosseguimento do meu trabalho após a graduação.


Justificativa:
Numa sociedade baseada na visão, a audição vem como estímulo diferenciado para a busca da criação artística. Os sons nos tocam de forma diferenciada, sensibilizando-nos para a compreensão da fala e também da música.           
Minha experiência com essas linguagens evidenciam a potencialidade principalmente do som, mais até do que da palavra falada, na busca da conexão com o público.

Metodologia/Estratégias/Práticas:
            Basearei minha pesquisa em grupos musicais e teatrais que já utilizam dessa alquimia para a criação artística. Livros, teses, artigos, filmes, entrevistas e minha experiência também farão parte da pesquisa.


Principais referências:

BUDASZ, Rogério. Teatro e Música na América Portuguesa. Curitiba, 2008
MOTTA, Nelson. Música, humana Música. Salamandra Editorial, Rio de Janeiro, 1980
PEASLEE, Richard and SILVERMAN, Stanley. Dialogue: Music and Theatre. Performing Arts Journal Vol. 1, No. 1 (Spring, 1976), pp. 40-50
VITTORI, Ceres. Antonin Artaud: performance como poesia do corpo sonoro. Periódico de pós-graduação em Artes Cênicas n.45, 2012
MACHADO CHAVES, Marcos. Observações Sobre a Trilha Sonora Teatral em Diálogos. Periódico de pós-graduação em Artes Cênicas. N.18 2015
MARTINEZ, José Luiz. Música e representação no Kabuki, Teatro anticonformista. Revista do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul n. 24, 2004
RAMOS, Enamar. Um corpo musical. Periódico do programa de pós-graduação em Artes Cênicas UniRio. N.1, 2011
CASTILHO, Jacyan. Por uma pedagogia musical no fazer teatral. Periódico do programa de pós-graduação em Artes Cênicas UniRio. N.1, 2011
ALEIXO, Fernando.Corporeidade da Voz - O Teatro Transcende- N. 12.
Blumenau: FURB, Divisão de Promoções Culturais, 2003.
SOBROSA RAMOS, Mariane. POR UM TEATRO EM FLUXO: uma prática em busca de eurythmia.
BRECHT, Bertolt. Estudos Sobre Teatro. Nova Fronteira

ORIENTADO:
Fernando Villar

Um comentário:

  1. 1-Afirmações absolutas, sem contrapartida em bibliografia: ex. Numa sociedade baseada na visão.
    2- afirmações sem fundamentação, tautológicas. Ex. Minha experiência com essas linguagens evidenciam a potencialidade principalmente do som, mais até do que da palavra falada, na busca da conexão com o público.
    3- Afirmações de senso comum e/ou com metáforas/analogias desgastadas, provenientes de interferência da linguagem coloquial no texto escrito: Ex. Teatro e Música são linguagens irmãs ; como uma é capaz de alimentar a outra.
    4- Bibliografia não referida no texto principal.

    Mas o texto apresenta o que você quer pesquisar para seu possível orientador.

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