Universidade de Brasília
Instituto de Artes
Departamento de Artes Cênicas
Licenciatura e Bacharelado
FD –
Formulário de Diplomação
Solicitação
de Orientador na Diplomação
Aluno: Brenno
Da Costa Ricciardi
Matrícula:
09/40895
Título
provisório:
Sonoridades
em trânsito: a Alquimia entre o Teatro e a Música
Introdução:
Teatro e Música são linguagens irmãs, com
fronteiras nem sempre aparentes. Aonde começa o teatro? E onde termina a
música? São inúmeras as formas de uni-las em prol da criação artística.
Antes de adentrar no universo teatral minha
formação é musical. Sempre me interessei pelo diálogo entre essas duas linguagens
e como uma é capaz de alimentar a outra. Como uma canção é capaz de gerar uma
cena e vice-versa.
Show de música com elementos cênicos, musicalidade
no teatro com instrumentos e a voz, sonoplastia, ambientação sonora, estímulos
físicos através dos sons. Essas pontes são o fio condutor deste trabalho.
Objetivos:
Minha
proposta é aprofundar a análise da alquimia entre essas duas linguagens,
fazendo um paralelo com minha prática diária acerca delas, proporcionando
conhecimento e ferramentas valiosas para o prosseguimento do meu trabalho após
a graduação.
Justificativa:
Numa sociedade baseada na visão, a audição vem como
estímulo diferenciado para a busca da criação artística. Os sons nos tocam de
forma diferenciada, sensibilizando-nos para a compreensão da fala e também da
música.
Minha experiência com essas linguagens evidenciam a
potencialidade principalmente do som, mais até do que da palavra falada, na
busca da conexão com o público.
Metodologia/Estratégias/Práticas:
Basearei minha pesquisa em grupos
musicais e teatrais que já utilizam dessa alquimia para a criação artística. Livros,
teses, artigos, filmes, entrevistas e minha experiência também farão parte da
pesquisa.
Principais referências:
BUDASZ, Rogério.
Teatro e Música na América Portuguesa. Curitiba,
2008
MOTTA,
Nelson. Música, humana Música. Salamandra
Editorial, Rio de Janeiro, 1980
PEASLEE,
Richard and SILVERMAN, Stanley. Dialogue: Music and Theatre. Performing Arts Journal Vol. 1, No. 1
(Spring, 1976), pp. 40-50
VITTORI,
Ceres. Antonin Artaud: performance como
poesia do corpo sonoro. Periódico de pós-graduação em Artes Cênicas n.45,
2012
MACHADO
CHAVES, Marcos. Observações Sobre a Trilha
Sonora Teatral em Diálogos. Periódico de pós-graduação em Artes Cênicas.
N.18 2015
MARTINEZ, José Luiz. Música
e representação no Kabuki, Teatro anticonformista. Revista do Programa de
Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul n. 24,
2004
RAMOS,
Enamar. Um corpo musical. Periódico do
programa de pós-graduação em Artes Cênicas UniRio. N.1, 2011
CASTILHO, Jacyan. Por uma pedagogia musical no fazer teatral. Periódico do programa
de pós-graduação em Artes Cênicas UniRio. N.1, 2011
ALEIXO,
Fernando.Corporeidade da Voz - O Teatro Transcende-
N. 12.
Blumenau:
FURB, Divisão de Promoções Culturais, 2003.
SOBROSA
RAMOS, Mariane. POR UM TEATRO EM FLUXO:
uma prática em busca de eurythmia.
BRECHT,
Bertolt. Estudos Sobre Teatro.
Nova Fronteira
ORIENTADO:
Fernando
Villar
1-Afirmações absolutas, sem contrapartida em bibliografia: ex. Numa sociedade baseada na visão.
ResponderExcluir2- afirmações sem fundamentação, tautológicas. Ex. Minha experiência com essas linguagens evidenciam a potencialidade principalmente do som, mais até do que da palavra falada, na busca da conexão com o público.
3- Afirmações de senso comum e/ou com metáforas/analogias desgastadas, provenientes de interferência da linguagem coloquial no texto escrito: Ex. Teatro e Música são linguagens irmãs ; como uma é capaz de alimentar a outra.
4- Bibliografia não referida no texto principal.
Mas o texto apresenta o que você quer pesquisar para seu possível orientador.