segunda-feira, 20 de junho de 2016

Ficha do Pré-projeto de monografia


  
Universidade de Brasília
Instituto de artes
Departamento de artes cênicas
Licenciatura e bacharelado
FD – Formulário de Diplomação
Solicitação de orientador na diplomação
Aluna: Isabella de Andrade Vieira
Matrícula: 12/0121069




Título provisório:
Encantos pela palavra - A construção dramatúrgica e as possíveis conexões entre literatura e teatro






Introdução
A dramaturgia contemporânea abriga conceitos e possibilidades cada vez mais amplos, tirando a supremacia do texto – encontrada em outros tempos da criação teatral – e trazendo novas definições, como: dramaturgia da luz, dramaturgia do ator, dramaturgia do corpo, dramaturgia do movimento, dramaturgia coletiva, dramaturgia colaborativa, entre outros. Neste trabalho, escolhi como foco a dramaturgia que se desenvolve a partir do texto e com base na criação escrita. Neste ponto, procuro ampliar as possibilidades e encontrar as conexões entre o texto literário e sua adaptação teatral. Teatro e Literatura caminham sempre muito próximos, principalmente quando a ponte é o texto. Teatro é literatura, pode-se dizer, literatura dramática. Em papel, o texto teatral estaria ainda grávido de um espetáculo cênico, por isso considerado um intermediário que se completa no palco - ou no imaginário do leitor. 

As novas possibilidades de produção para o teatro levam atores, autores, bailarinos, diretores e outros profissionais do meio artístico a  repensarem suas certezas e ampliarem o seu vocabulário criativo. A dramaturgia a partir do texto e com foco no universo literário é mais uma delas. No cenário atual, é preciso que autores e escritores que têm por objetivo a escrita para a encenação teatral, tenham em mente a descentralização do texto e as novas formas de criação de cenas e diálogos para o palco. Ainda que o texto não tenha a supremacia dos séculos passados, é possível que apareça como importante eixo de criação e orientação para atores. É perceptível, atualmente, que a chegada e ascensão de um novo determinado estilo de criação, desenvolvimento e criação de espetáculos, não precisa inutilizar ou diminuir a utilização de outras plataformas criativas.

Objetivos
Pretendo, com o presente trabalho, ampliar meus estudos acerca das relações entre dramaturgia e literatura, além de me colocar em um importante espaço de pesquisa atual, que é o da dramaturgia. Acredito ainda que o aprofundamento do tema poderá ampliar as minhas ferramentas para desenvolver trabalhos práticos e projetos que envolvam os campos de pesquisa citados.

É possível perceber que o conceito de dramaturgia se expandiu e é preciso se empenhar no estudo de toda a prática teatral para entender suas possibilidades. O encanto pela palavra me aproximou do que pode ser chamado de dramaturgia do texto, ou dramaturgia do autor, ainda que sem pensar em sua soberania sobre outros aspectos e elementos do espetáculo. O texto literário e dramático podem encontrar semelhanças na presença de enredo, personagens, clímax e narrativa. O que muda é o suporte e plataforma em que o leitor ou espectador terá acesso às imagens e ambientação da história contada e, pretendo, com esta pesquisa, entender cada vez mais as possibilidades de cada plataforma. Ao adaptar textos e estruturas literárias, pensadas para o leitor e não para o espectador, é preciso deixar claro de que maneira as imagens escritas serão levadas para o palco.

Vale lembrar que nenhum destes estilos: narrativo, literário, épico, poético ou dramático, é superior ou inferior ao outro. Todos são responsáveis por contar histórias e trazer à tona fatos, imagens, personagens, experiências e reflexões, o que muda são os meios utilizados e as características para dar vida a cada um. A junção dos gêneros, utilizando o teatro para dar vida a textos mais literários ou utilizando a leitura para aqueles teatrais, é sempre bem-vinda e capaz de produzir criações ricas, dinâmicas e diversas, utilizando-se das palavras, gestos, ações e pensamentos criados pelo autor.

Entre as perguntas levantadas durante a comparação destes dois universos interligados estão: Como a palavra pode se transformar em imagem? De que maneira o texto é transformado em ação? Como criar cenários, figurinos e ambiente climático a partir do texto descritivo? Como desenvolver personagens e características físicas a partir do texto narrativo e descritivo? O que o dramaturgo, ator e encenador podem capturar da criação feita pelo autor? Como construir textos com possibilidades ricas de leitura e interpretação para o palco? Pretendo responder estas perguntas ao longo de minhas pesquisas.

Justificativa
Ao longo do curso de artes cênicas na UnB pude perceber, e confirmar, que o texto é o elemento que me desperta mais interesse de estudo na cena teatral. Através da dramaturgia e de textos dramáticos acredito ser possível unificar e reunir meus diferentes eixos de estudo e pontos de interesse e trabalho: o teatro, a comunicação e a literatura. Junto às pesquisas teóricas, tento trazer certas experiências com a literatura e dificuldades práticas confrontadas em relação ao texto dramatúrgico ao longo do curso. Sendo assim, os temas são, para mim, de extrema importância.

Ao tentar construir o meu primeiro texto para teatro pude notar, depois dos questionamentos já citados acima, que minha escrita era ainda excessivamente literária, com fraseado em ritmo poético e grande quantidade de texto, tornando difícil a criação de ações para o palco. Iniciei então um processo de busca por criação de diálogos, cortes de textos, improvisações de cena e de atores e mistura de elementos que pudessem enriquecer o uso da palavra, para que esta pudesse continuar a ser de extrema importância na criação do espetáculo, no entanto, sem ofuscar os outros elementos cênicos primordiais.

Em contrapartida ao texto literário, percebo (ainda norteada por minhas práticas, observações e experimentos pessoais) que a escrita dramática pede que as ideias, características e enredos sejam apresentados de maneira mais sintética através dos diálogos. A diminuição textual é substituída pela presença dos elementos cênicos como luz, cenário, ações, coreografias, músicas, figurino, objetos, olhares e movimentos corporais. Sendo assim, na criação do texto para teatro, é preciso levar em conta que todos estes elementos podem substituir, enriquecer ou modificar a presença das palavras. A criação de imagens e de um texto que possa ser transformado em ações no palco passa a ser a principal busca durante o processo criativo. Pretendo entender melhor estes caminhos e possibilidades durante o desenvolvimento deste trabalho.

Metodologia/estratégias/práticas
Pretendo basear minha pesquisa em livros, teses e artigos que tenham como tema tanto a escrita, quanto a dramaturgia, literatura, adaptação de livros em peças e a escrita para o teatro. Além da pesquisa teórica, realizarei entrevistas com nomes conhecidos da dramaturgia brasiliense e, possivelmente, autores e dramaturgos de outras localidades. Pretendo ainda entrevistar pesquisadores que estudem o tema, a fim de entender como enriquecer meus próprios estudos e quais os caminhos possíveis para a prática textual.

Como ponto de partida dos estudos tomei a dissertação de mestrado da aluna Laura Alves Moreira, orientada pelo professor Marcus Mota no programa de pós-graduação em artes da Universidade de Brasília. O trabalho citado foi publicado em 2012 e tem como tema: Dramaturgias contemporâneas: as transformações do conceito de dramaturgia e suas implicações. A presente dissertação serviu como base para alguns questionamentos sobre a dramaturgia contemporânea e suas diferentes e diversas possibilidades.

Possível trabalho prático
Ao final das pesquisas pretendo ainda desenvolver um material prático, em suporte online, que possa abrigar a pesquisa desenvolvida, além de outros materiais da dramaturgia brasiliense. No site seria possível encontrar vídeos e entrevistas com autores, dramaturgos e professores da cidade, além de textos e reflexões realizados ao longo da pesquisa para aprofundar e expandir melhor o presente tema.

Principais referências

CAMPOS SOUTO, Paulo Gustavo. Poesia, prosa e dramaturgia. 2003.
FILHO PROENÇA, Domício: Literatura brasileira – ensaios, crônicas, teatro e crítica. São Paulo, Ed. Falcão, 1986.
FLORY VILLIBOR, Alexandre: Literatura e teatro – encontros e desencontros formais e históricos. Maringá, Revista JIOP, 2010.
SABARICH, Lola e DINTEL, Felipe: Como melhorar um texto literário – um manual prático para dominar as técnicas básicas de narração. São Paulo, Ed. Gutenberg, 2014.
OURIQUE PEREIRA, João Luis: Teatro e literatura – entre o texto e o espetáculo. Pelotas, Caderno de letras e comunicação, 2010.
SINISTERRA SANCHIS: Da literatura ao palco – dramaturgia de textos narrativos. 2016.
VOGLER, Christopher: A jornada do escritor – estruturas míticas para escritores. Rio de Janeiro, Ed. Aleph, 1998.

POSSÍVEIS ORIENTADORES

1.      Marcus Mota

Um comentário:

  1. ok. normalização bibliográfica:

    NOME. Obra. Cidade:Editora, data publicação.
    MOTA,M. Imaginação e morte. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.{nome da obra em itálico}

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