quinta-feira, 23 de junho de 2016

SOLICITAÇÃO DE ORIENTADOR NA DIPLOMAÇÃO - Kamilla Nunes Costa

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS
LICENCIATURA E BACHARELADO


FD – Formulário de Diplomação
SOLICITAÇÃO DE ORIENTADOR NA DIPLOMAÇÃO

NOME MATRÍCULA
Kamilla Nunes Costa
09/45226

TÍTULO PROVISÓRIO:
O Ator (extra) ordinário e a fantástica lenda da profissão inestimável

INTRODUÇÃO:
Tendo em vista os inúmeros desdobramentos de função que o Ator tem sido obrigado a experimentar individualmente para desenvolver e executar de maneira eficaz um projeto artístico, pretendo analisar a prática cultural de resistência do Ator (extra) ordinário em função dos aspectos práticos da materialização cênica, seu impacto social na comunidade envolvida e as possíveis estratégias para a sustentação econômica deste profissional.

OBJETIVOS:
Gerar material bibliográfico acerca da problemática da produção teatral, minimizando a carência deste conteúdo teórico específico. Além de questionar o atual mercado de trabalho disponível ao profissional recém-graduado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília.

JUSTIFICATIVA:
O Profissional em Artes Cênicas graduado pela Universidade de Brasília ainda não é orientado de forma eficaz a organizar, preparar, manter e sustentar economicamente um processo criativo. A demanda por conhecimento específico sobre as práticas de produção teatral tem sido uma problemática frequente enfrentada pelos profissionais da área, apesar de sua latente importância.

METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS/PRÁTICAS
Para tal, realizarei um estudo da prática de gestão exercida durante o processo desenvolvido pela turma de Diplomação em Artes Cênicas I, ofertada pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília no segundo semestre de 2016. Assim como a análise de depoimentos de profissionais do Teatro Brasiliense acerca do desenvolvimento de sua carreira. Além da investigação dos possíveis motivos para o êxito com a circulação e continuidade de projetos realizados em turmas de Diplomação anteriores a este estudo, com base em depoimentos de profissionais participantes desses projetos.


PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:
CARREIRA, ALAN. Práticas de Produção Teatral em Santa Catarina: Sobrevivência e Busca de Identidade. Centro de Artes/UDESC, SC, 2002.
FISCHER, Stela. Processo Colaborativo e Experiências de Companhias Teatrais Brasileiras. Editora HUCITEC, São Paulo, 2010.

POSSÍVEIS ORIENTADORES (CINCO EM ORDEM DE PREFERÊNCIA)
1. Fernando Villar
2. Sônia Paiva
3.
4.
5.


Um comentário: